quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Por dentro do SketchUp 2015


SketchUp é uma das ferramentas mais simples em termos de modelagem 3D, e a sua evolução ao longo dos anos não mudou muito essa característica em relação ao software. Desde o seu início como uma ferramenta voltada especificamente para modelagem em arquitetura, até ser adquirido pelo Google e ter o seu foco desviado para uso nas ferramentas do próprio Google. Durante o período em que esteve sob as “asas” do Google os usuários mais antigos se queixavam da falta de avanços significativos em termos de ferramentas e até mesmo de esquecimento por parte da empresa. Como forma de atender as demandas dos usuários e também direcionar o foco do software, o SketchUp foi vendido para a Trimble. Isso já faz mais de um ano, e recentemente a empresa lançou a sua última atualização para o software, o SketchUp 2015!

O SketchUp é um programa de criação, visualização e modelagem 3D simples e eficiente. Com ele você passa suas ideias diretamente para um ambiente 3D intuitivo, ágil e flexível. Voltado para profissionais de arquitetura, design e interiores, o SketchUp proporciona uma grande economia de tempo na hora de fazer croquis, estudar a volumetria, fazer perspectivas e apresentações. Compatível com o AutoCAD, o SketchUp pode importar desenhos para que sejam trabalhados e também exportá-los para programas de renderização como o 3D Studio Max ou Kerkythea.


As atualizações do programa o deixaram mais rápido, intuitivo e flexível. Como anunciado pela Trimble, o software de modelagem 3D mais usado no mundo está (ainda) mais fácil de usar. O novo SketchUp chega com melhoria de performance e novas ferramentas. Com 30 milhões de usuários oficiais, esta é a segunda grande atualização do software só nesse ano.

Entre os novos recursos estão a versão 64 bits do SketchUp, novo layout, melhorias de desempenho em algumas ferramentas que fazem com que os seus modelos renderizem mais rápido. Agora profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção podem integrar melhor seus projetos com a função de exportar arquivos em novos formatos. A Trimble também desenvolveu o Connect, uma plataforma de cloud computing (falamos sobre Cloud Computing aqui!) em que desenhos 2D e modelos 3D ficam mais fáceis de serem acessados e revisados por todas as pessoas de uma equipe. Houveram melhorias na API do Ruby e Extension Warehouse, função essas que são mais voltada para desenvolvedores. O maior acervo de modelos 3D do mundo agora conta com cerca 2.5 milhões de modelos e apareceu também a nova opção de dar ‘Like’ nos seus favoritos. Entre as novidades nas novas ferramentas de modelagem, surge a “3-point Arc Tool” e “Rotated Rectangle”. A primeira faz com que o usuário desenhe arcos e bordas com quatro opções diferentes. A segunda permite que retângulos precisos sejam desenhados fora dos eixos padrão do SketchUp.

O download do SketchUp 2015 é gratuito e vem com uma demonstração da versão Pro que dura 30 dias – ao invés das 8 horas que a Trimble costumava oferecer.

Para comprar uma licença Pro, é necessário investir U$ 590 dólares, cerca de R$ 1.475 reais, que inclui o LayOut e Style Builder e garantia de acesso a um ano de atualizações.

Se você já é um usuário licenciado, provavelmente não pagará muito (ou nada) para atualizar para o SketchUp Pro 2015.





- - -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!