quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Conhecendo o MS Project

Microsoft Project, ou MS Project, é um software de gestão de projetos (ou gerência de projeto) produzido pela Microsoft. Uma das alternativas ao MS Project é o Project Libre.

A primeira versão do software foi criado pela Microsoft em 1985. Nos anos posteriores sofreu profundas mudanças. Possui recursos relacionados à gestão de projetos.

São vários os focos do MS Project: tempo (datas, duração do projeto, calendário de trabalho), Gráfico de Gantt, Modelo Probabilístico (para cálculos relacionados a planejamento), Diagrama da Rede, Custos (fixos, não fixos, outros) e uma gama de relatórios. No geral, baseia-se no modelo Diagrama de Rede, utiliza tabelas no processo de entrada de dados, permite uso de subprojetos, possui recursos para agrupar, filtrar e classificar tarefas, possui um conjunto padrão de relatórios e os usuários podem criar seus próprios relatórios, permite definição de “semana de trabalho” etc.



O que é um Projeto?
Um projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos com início, meio e fim. Destina-se a atingir um objetivo claro e conduzido por pessoas dentro de parâmetros pré-definidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade. Um empreendimento temporário, que visa criar um produto, serviço ou resultado único.
Ou seja, todo Projeto:
É temporário – Tem um prazo, uma data para ser finalizado.
É um esforço – Empreendido por uma pessoa, equipe ou organização.
Cria um produto ou serviço exclusivo – Resultado, razão pela qual o projeto foi concebido.

O que é Gerenciamento de Projetos?
Gerenciamento de projetos é a aplicação de CONHECIMENTO, HABILIDADES, FERRAMENTAS E TÉCNICAS nas atividades de projetos de forma a atender ou superar as expectativas dos stakeholders e que envolve o balanceamento de:

1) Escopo, tempo, custo e qualidade;
2) Necessidades e expectativas.

Basicamente, é uma combinação de habilidades que auxilia a prever e controlar os resultados dos esforços empreendidos pela empresa, temporariamente, para criar algum tipo de resultado único ou final. Ou seja, apoiar a execução do projeto, garantindo o seu sucesso.



Se você estiver se imaginando numa situação em que precisa tomar uma decisão relevante para o sucesso de um projeto, deve estar se perguntando qual a melhor opção e como acertar na escolha para garantir o sucesso do projeto.

Nesse momento entra o papel da ferramenta de apoio ao Gerenciamento de Projetos, que deve ser capaz de te dar respostas rápidas para, pelo menos algumas perguntas:

• Que tarefas devem ser executadas, e em que ordem, para produzir o resultado do projeto?
 • Quando cada tarefa deve ser executada e qual o prazo final?
• Quem completará essas tarefas?
• Qual será o seu custo?
• E se algumas tarefas não forem concluídas de acordo com o cronograma?
• Qual é a melhor maneira de comunicar os detalhes do projeto às pessoas interessadas nele?

O MS Project pode fornecer estas respostas e ainda muitas outras para questões diferentes e específicas que surgirão em qualquer projeto que você venha a participar.



- - -
Fonte: Wikipedia





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!