quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Conhecendo o AutoCAD

O AutoCAD (CAD = Computer Aided Design. Uso do computador para fazer um desenho ou projeto) é uma ferramenta utilizada para o desenho de diversos produtos em inúmeras áreas, como a indústria automobilística, engenharia, construção civil, arquitetura, informática etc.

Esse programa (software) se enquadra no conceito de tecnologia e é utilizado mundialmente para criação de projetos em computador.

Na verdade, AutoCAD é o nome de um produto, assim como Windows, Word etc. Existem outros software de CAD como Catia Pro Engineer, Solid Works etc.

O AutoCAD foi criado pela Autodesk em 1982, portanto, é um software bastante estável. Foi um dos primeiros programas desse estilo a rodar em computadores pessoais. Atualmente, o AutoCAD só roda em Windows. Algumas versões para Unix foram lançadas no passado, mas foram descontinuadas.

Um dos recursos bastante utilizados no AutoCAD é o efeito de ver os objetos em 3 dimensões (altura, largura e profundidade) ou efeito 3D como é conhecido. É possível virar um automóvel, por exemplo, e ver a parte de baixo, abrir suas portas, motor e obter uma riqueza de detalhes de uma determinada peça em questão de segundos.

Por ser um aplicativo gráfico e bastante completo, quanto melhor forem os recursos do computador (placa de vídeo, cpu, monitor, memória RAM), melhor será a performance do software.

O AutoCAD é dividido nas versões completa (aproximadamente US$4000), LT (aproximadamente US$900 – sem o recurso 3D) e a versão para estudantes a um preço mais acessível. A versão para estudantes é igual à versão completa, porém, não pode ser usada comercialmente e quando impressos, os documentos mostram uma informação dizendo que é uma versão para uso não comercial.

Devido à quantidade de recursos desse software, são oferecidos diversos cursos para poder conhecê-lo melhor e utilizar toda sua potencialidade.

Muitos dos programas CAD que existem no mercado aplicam-se a uma necessidade específica, como arquitetura, mecânica, elétrica, geoprocessamento entre outras. Outros sistemas de CAD também se firmaram como padrão, como o Micro-Station e o VectorWorks. Sistemas de CAD (projeto e desenho),CAM (manufatura), CAE (engenharia), GIS (geoprocessamento) específicos tem sido criados destinados à mecânica, engenharia, arquitetura, topografia, estradas, modelagem tais como AutoCAD, AutoSurf, AutoArchitect, AutoBuilding, Cad Overlay, Catia, GisPlus, EMS e Hilteck.

A cada ano surge uma nova versão de AutoCAD. O recomendado são as versões que vão do 2008 ao 2010, que são fáceis de manusear.

Alguns concorrentes diretos do AutoCAD são: MicroStation, VectorWorks, IntelligentCad.




- - - 
Por: Luiz Carlos Amariz





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!